sexta-feira, 13 de março de 2009

Os artistas do MCD Lab #1

Manifesto cultural, DIY, idéias em expansão, ativismo coletivo, antiarte e espírito livre. A arte que sai da rua e invade as galerias é o conceito do MCD Lab #1, trazendo idéias que transbordam para as telas e para os muros através da mente criativa de seus colaboradores. Conheça um pouco o trabalho de cada um deles e o resultado dessa mistura no projeto:

LUCIANO SCHERER//

O gaúcho nasceu em Santa Vitória do Palmar, interiorzão do Rio Grande Sul. Em Porto Alegre ele começou seu trabalho com colagens pelas ruas, pinturas e esculturas.Influenciado pelo coletivo de arte Upgrade do Macaco, busca através da arte o rompimento de dogmas e a ascenção espiritual, de forma bastante particular, espontânea e compulsiva. Suas principais influências são: religiosidade, ritualismo, apropriação e neo-naif. Ano passado participou de uma exposição coletiva artistas de Porto Alegre, na Galeria Choque Cultural e ainda expôs seu trabalho na gringa, na galeria Anno Domini em San Jose, California.


CHIVITZ//

Há mais de dez anos intervindo na rua como artista urbano, Chivitz cravou seu nome no cenário artístico-underground de São Paulo através de seus trabalhos intrinsecamente relacionados ao graffiti e à tatuagem. Criador de uma linguagem híbrida que vagueia entre estes dois campos da pintura e se instala em suportes variados, o artista apresenta trabalhos dotados de estética inconfundível, marcada pelo uso das cores lilás, cinza, preta, branca e magenta. A originalidade de seu estilo é resultado de sua vivência na atmosfera urbana do Skate e do Hip Hop e de outras interfaces da cidade, instigando sua mente criativa o tempo todo.


RENAN CRUZ//

Nascido em Mogi das Cruzes, onde começou seu estudo no desenho e a observação das ruas. Em 2005 muda-se para São Paulo por motivo de trabalho. Atualmente trampa com design, ilustrações e projetos de pintura e arte e utiliza de diversas técnicas para aprimorar seu trabalho como gravura em metal, editoração e gráfica experimental, fotografia e silk-screen. Renan tenta com o desenho manter um fio condutor de sua vida, variando de meios, técnicas e estilos para apresentar um corpo além do físico, um mundo onde possa se equilibrar no dia a dia e unir corpo e espírito.


WHIP//

Rodrigo Yokota "Whip" trampa com ilustração desde os 15 anos de idade. Começou logo cedo no graffiti, em 1999, mas afirma ter levado a sério só em 2005, quando resolveu pintar com mais freqüência. Seus desenhos focam na figura humana e na tentativa de propagar sentimentos, com uma forte referência nos HQs.


EMERSON PINGARILHO//

O desenhista gaúcho-amazonense, atualmente dedica-se às possibilidades do desenho a nanquim. Invoca imagens vindas de sonhos premonitórios, seres eróticos, bestas celestiais, potência onírica, shamanismo urbano, o amor incondicional e o delírio. Participa da Irmandade Upgrade do Macaco, onde a meta e o ofício se destinam à manifestação pura da quarta dimensão através da experiência além da imagem, sentimento puro. Produz filmes experimentais, buscando a amplificação do homem possesso pelo seu próprio lobo interior.


DANIEL CACCIATORE, A.K.A DANIELONE //

Formado em desenho industrial pela FAAP, é envolvido com graffiti e tatuagem desde 1995. Desde muleque seus desenhos eram influencias por filmes de gangues, fliperamas e capas de discos de punk, HC e metal. Também é visto em suas artes várias referências à cidade de São Paulo e seus habitantes, muitas vezes retratados como zumbis. Faz estampas para marcas de surf e skate e algumas de suas telas podem ser vistas na galeria Choque Cultural. Além dos gráficos, Danielone também é vocalista das bandas Presto? e R.H.D.


PACOLLI//

A paulistana passa seus dias e noites desenhando entre sessões de serigrafia, estampando roupas e pôsteres. Seu trabalho é relacionado à cultura indie rock e ao DIY, gosta de fazer fanzines e coleciona comics e publicações independentesPacolli faz parte do coletivo Human Pyramids e está sempre colaborando com outros artistas. Periodicamente organiza a vendinha que é um evento relacionado à arte e música, sempre com shows e bazar de roupas, zines e pôsteres feitos por vários artistas de diversos países.Confere o coletivo aqui http://www.humanpyramids.net/

Um comentário: